segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Estimular o desenvolvimento do bebê de 4 meses

Achei essa matéria na internet, e o mais legal é que tirou um dúvida que eu tinha, é que a Milena ainda não se vira de bruços, posição essa que ela não gosta nem um pouco, mas estava pensando se ela não anda atrasadinha... Mas o final da matéria me esclareceu plenamente: "Os bebês rechonchudos, em geral, demoram mais para sentar do que os magrinhos por causa do seu peso." Hahaha, e não é que é verdade? As pernocas da Mi são muito fofas, e acho que isso dificulta um pouquinho o processo...
Milena querendo ficar sentada
Sentar: um desafio para o bebê

O cérebro precisa amadurecer e o pescoço ficar firme. Alguns estímulos ajudam seu filho nessa mais nova conquista

"Para sentar, o bebê tem de sustentar o peso da cabeça. Parece simples, mas nessa fase a cabeça representa 30% do tamanho do corpo. É grande e pesada. Enquanto o pescoço não estiver firme, não dá para equilibrar a grande circunferência. Em seguida, o bebê vai enrijecer os braços e manter o tronco ereto. Esse processo só é possível porque as células nervosas são recobertas por uma membrana chamada mielina. A atividade é conhecida por mielinização e seu pico ocorre no 8º mês. Coincidentemente, é por volta desse período que o bebê senta pela primeira vez. "Mas é considerado normal sentar antes e depois disso, como aos 10 meses", afirma Saul Cypel, neuropediatra do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. Os pais devem se preocupar caso o bebê não fique sentado sem encosto e tiver a musculatura do corpo flácida após os 10 meses. Um especialista deve ser consultado para afastar qualquer suspeita de atraso neurológico. 

Tudo tem seu tempo 

Apesar de sentar depender da maturação neurológica, o bebê pode ser estimulado a isso a partir dos 4 meses. Outra forma de estimular seu bebê é colocá-lo no colo, sentado de frente para você, segurando-o pelas axilas. Devagar, podem brincar de serra-serra, aquele movimento de balançar a criança para trás e para frente. Além de curtir, ela vai forçar o pescoço e tentar se manter ereta. "Com o movimento, ela manda ao cérebro a informação de como deve ser sua postura", diz Denise Marmo, professora de pediatria da Unicamp. O estímulo não traz vantagem alguma antes do quarto mês, porque o bebê não tem condições neurológicas de absorver a informação. "O treinamento de qualquer função só tem sentido se o cérebro pode processar a atividade", explica Cypel. 

Os gordinhos 

Os bebês rechonchudos, em geral, demoram mais para sentar do que os magrinhos por causa do seu peso. "Os pais devem ajudar os filhos gordinhos", avisa a pediatra Denise. Ela indica um exercício para enrijecer a musculatura e manter o tronco ereto. Se a criança fica em pé quando a seguram pelas axilas, passe uma toalha de banho pela barriga e por baixo das axilas dela, como um cinto. As pontas do pano ficam para trás. Mantenha o bebê em pé no chão. Segure o pano bem firme pelas costas para seu filho não cair. Deixe-o nessa posição por alguns minutos, dois ou três. E pode repetir, enquanto isso, a brincadeira do serra-serra. "



Fonte:Crescer

2 comentários: