quinta-feira, 9 de julho de 2015

Diário Alimentar

Apesar de minha alimentação ser ovo-lacto desde fev/2009, venho tentando reduzir meu consumo de derivados animais há algum tempo. Confesso que a comodidade e o paladar me dobram muitas vezes, o que me deixa com sensação de frustração...
Já tentei a alimentação vegetariana por um tempo, mas não durou mais que uma semana, após o deslize desisti. Sei que não deveria, mas aconteceu.

Procuro testar receitas veganas e aprimorá-las, as publicações geralmente são nesta linha e recentemente descobri que possuo uma doença chamada tireoidite de hashimoto, doença auto-imune que ataca o bom funcionamento da glândula tireóide.
Esta notícia me levou a pesquisar sobre o assunto e as matérias indicam que a alimentação é um fator importante na manifestação da doença, mais especificamente o glúten.

Esta proteína presente no trigo, na cevada, no malte e no centeio é de difícil digestão e pode desencadear além da alergia, a sensibilidade, causando desconfortos intestinais, dores de cabeça, unhas fracas, até o processo de ataque às glândulas da tireoide por meio do nosso sistema imune.

Com o tempo, este processo de ataque constante à tireoide pode nos levar ao hipotireoidismo.
Já que ainda não tenho esta deficiência, estou buscando alternativas e uma delas é a eliminação do glúten da minha alimentação.

Assim, vou fazer uma experiência, sem tempo determinado, para tentar reverter este quadro. Ainda estou fazendo exames e consultando especialistas, mas não quero esperar enquanto posso buscar outras opções.

Para que eu possa melhor acompanhar este desenvolvimento, vou anotar tudo que como e fazer uma dieta vegana sem glúten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário