quarta-feira, 9 de julho de 2014

Leite vegetal - LEITE DE AMÊNDOAS

Todo blog  vegetariano / vegano tem uma receita de leite vegetal, não é a toa, pois este é um dos alimentos mais difíceis de se retirar do cardápio (perdendo apenas para os queijos).
A  maioria esmagadora dos produtos industrializados possui algum tipo de derivado do leite, seja o soro, a proteína etc., mas se optarmos pelos que não possuem o ingrediente nem sentiremos a falta, o que não acontece com o café com leite, leite achocolatado, bolos e doces, nestes o leite é essencial e por este motivo buscamos um liquido que ofereça a mesma função, seja delicioso e não seja proveniente dos animais (exploração, confinamento, hormônios, antibióticos, agrotóxicos são alguns dos malefícios).
Em minha busca por um leite ideal, li muitos artigos e comentários a respeito do leite de amêndoas e realmente ele é o de gosto mais suave e gostoso, até agora é meu preferido!
O leite de soja acho muito ruim, ja tomei por muitas vezes, mas depois que aprendi a fazer o de amêndoas, passo bem longe do industrializado...

Os leites vegetais são ricos em minerais importantes na produção de antioxidantes, gorduras insaturadas que auxiliam na redução do colesterol LDL e triglicérides aumentando o colesterol bom HDL, não possuem conservantes e aditivos químicos, fazendo deste um alimento nutritivo e funcional.

A única dificuldade que encontro nos leites caseiros é a durabilidade, eles são muito bons para serem utilizados por 2 dias, passou disso o gosto começa a ficar ruim e até 'talhar'. Fora isso, é uma delicia!!


Leite de Amêndoas

Ingredientes:
1/3 xícara de amêndoas cruas
1 xícara de água
1 pitada de sal

Preparo:
1) Deixe a amêndoa coberta com água por 12 horas (eu deixo da noite para o dia seguinte, assim faço o leite de manhã), esse descanso é para que a semente comece a germinar, liberando antinutrientes que podem atrapalhar a absorção dos minerais e também dificultar a digestão.

2) Descarte a água e lave as sementes. Se quiser descasque (Vi um vídeo que descascar as sementes ajuda com que o leite dure mais 3 a 4 dias em geladeira), estou fazendo o teste.

3) Coloque as amêndoas no liquidificador com a água e pitada de sal e bata por 1 minuto em potência máxima. 


4) Coe em um pano fininho tipo filó ou esse coador de café que usei:

5) Guarde o resíduo para outras preparações ou enriquecer receitas de bolos e assados. Eu guardei no congelador o residuo da semana para usar depois (este branquinho é do leite de hoje e o mais escuro é do leite feito no domingo com as sementes com casca)

6) Está pronto para beber. Guarde em recipiente tampado na geladeira.
A Mi já pegou um copinho pra tomar o 'Tetê de sementinha' com chocolate:


Nenhum comentário:

Postar um comentário