sexta-feira, 4 de julho de 2014

Intenso de Chocolate com Laranja

Tenho uma preocupação constante com a alimentação da Milena, algumas crises de limite (o que e quanto pode comer), crises de mãe ruim (deixar ou não comer), crises de expectativa (fará muito bem se ela seguir tal alimentação), etc... Mas uma coisa não tiro da cabeça ou abro mão, que é a obrigação de ensinar minha filha a conhecer alimentos saudáveis, sem exploração animal e que mesmo assim ofereçam grande prazer ao paladar.
Por isso, busco novas idéias para que a comida seja saborosa, colorida e divertida, afinal, a gente ganha as crianças muito mais pelo visual do que pelo racional.

Seu filho/a não gosta de fruta? Torce o nariz para comidinhas saudáveis? Se a resposta for sim, tenho certeza de que ele adora chocolate e docinhos cheios de açúcar.

Esta receita vai cair nas graças dos pequenos e deixar as mamães felizes!

Que doce pode oferecer 3 tipos de fruta, 2 de oleaginosas e ainda não ter açúcar? Melhor, deixar seu filho acreditar que é chocolate e comer de montão?

Encontrei esta receita no blog da querida Sandra Guimarães, pessoa que não conheço mas admiro muito pelo serviço que presta ao próximo e grande coração!
Doce não tão doce, adoçado com o açúcar da fruta, sem ovos, leite ou refinados. Intenso no sabor do chocolate e super saudável.

Fiz algumas pequenas alterações na receita e no nome:



INTENSO DE CHOCOLATE COM LARANJA

Ingredientes:

1 xícara de abacate maduro (amasse ligeiramente e compacte um pouco na hora de medir)
8 tâmaras grandes, ou a gosto (daquelas secas mas macias)
Suco de 1 laranja (aproximadamente 1/2 xicara)
1/2 col. de café de raspas de casca de laranja (não raspe a parte branca, senão amarga)
3 col. sopa de cacau em pó
1 col. chá de extrato de baunilha (ou sementes de 1/2 favo)
1 col. chá de tahine (opcional mas recomendado)
1 pitada de sal
1/2 xícara de leite de amêndoas
Xerém de castanha de caju e morangos para acompanhar

Preparo:
-Triture todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremoso e homogêneo. Você vai precisar parar o motor algumas vezes e mexer com uma colher pra facilitar o trabalho. Seja paciente e triture até não sobrar nenhum pedacinho de tâmara inteiro. Se sentir que o creme está muito espesso, junte mais um pouquinho de líquido (leite de amêndoas, suco de laranja ou água), mas cuidado pra não deixar a mistura muito líquida (mas saiba que ela vai engrossar um pouco depois de gelada).
-Prove e adicione mais tâmaras se achar necessário (com 8 tâmaras você obtém um creme meio-amargo, o equivalente a um bom chocolate com 60% de cacau). Nesse estágio talvez você ainda sinta um gostinho de abacate lá por trás, mas confie em mim: depois de uma noite na geladeira ele vai desaparecer completamente.
-Transfira o creme pros recipientes em que planejar servir (copinhos, xícaras ou taças), lembrando de fazer porções pequenas (essa sobremesa é intensa e rica e você não vai precisar de muito pra ficar satisfeito(a)). Cubra as porções com um pedaço de papel alumínio ou filme plástico e deixe descansar uma noite (12 horas) na geladeira antes de servir. Polvilhe castanhas de cajú e coloque um morango antes de servir.
 Rende 8 porções se você usar copinhos do tamanho dos meus (com capacidade pra 100ml).


* Rico em fibra e proteína (se você fizer 8 porções pequenas, como indico na receita, cada uma terá pelo menos 4,2g de fibras e 1,8g de proteína).
Na hora de calcular a quantidade de proteína e fibra dessa receita só levei em consideração a informação nutricional do cacau, abacate, tâmara e tahina, logo esses valores são ligeiramente superiores quando contabilizamos os outros ingredientes. A receita inteira tem 33,8g de fibras (14,8g do cacau, 15g do abacate, 13g das tâmaras e 1g da tahine) e 14,5g de proteína (2,5g do cacau, 5g do abacate, 4g das tâmaras e 3g da tahine).

Nenhum comentário:

Postar um comentário